PCT atende 200 pacientes com tuberculose em Campos, sendo 150 homens.


Estatísticas do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT) de  Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apontam que a  incidência de casos da doença é três vezes maior nos homens. Atualmente, são 200 pacientes cadastrados no programa, sendo 150 homens e 50 mulheres. A unidade realiza cerca de 110 atendimentos por semana.

No Brasil, são anualmente, cerca de 100 mil casos de tuberculose notificados, sendo que destes 85 mil casos são novos. A idade média do doente de tuberculose no Brasil é 36 anos. A maioria (64,5%) dos doentes é do sexo masculino. Do total, 80% são analfabetos ou fizeram até o primeiro grau escolar e 20% têm segundo grau ou ensino superior. O sucesso do tratamento é de 71% se a indicação for seguida corretamente pelos pacientes – ressaltou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.

Em Campos, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT) funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG), onde os pacientes diagnosticados são avaliados mensalmente até a cura. As pessoas que tiveram contato com os pacientes também são consultadas e, se necessário, tratadas. O Centro de Referência conta com uma equipe multidisciplinar.

Postar um comentário

0 Comentários