Campos: jovem volta a ouvir com aparelho após misterioso caso de surdez.


“Tecnologia a favor de quem precisa”. Com esta frase a mãe de Lucas Rocha, Zenaide Rocha, resumiu a conquista do filho no último mês. O jovem, de 19 anos, foi o primeiro paciente a receber um implante coclear em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense  e recuperar a audição.

Zenaide contou que há um ano atrás, no dia do aniversário de Lucas, começaram os primeiros sinais da surdez. O rapaz dizia que não estava entendendo o que a mãe falava. “Eu perguntava e ele não ouvia nada. Aí a gente começou a se comunicar escrevendo. Passamos de dois a três meses utilizando esse método. Muitos amigos da idade dele se afastaram”, explicou.

Os médicos não conseguiram encontrar a causa para a surdez de Lucas. “A gente investigou através de tomografia, ressonância, com outros exames, para ver se ele tinha alguma doença auto imune ou alguma doença anatômica, mas não chegamos a nenhuma conclusão”, explicou Raphael Torno, otorrinolaringologista.

Na época, Lucas possuía um plano de saúde que não liberava para exames mais complexos e cirurgia. A família procurou o Sistema Único de Saúde (SUS) e algumas clínicas particulares em Campos, Itaperuna, Italva e até em São Paulo, mas a cirurgia custaria R$ 180 mil , valor que eles não conseguiriam pagar.

Zenaide explicou que através do SUS a cirurgia demoraria cerca de quatro anos. Ela continuou insistindo e o plano liberou os exames após seis meses. “Com essa cirurgia você consegue atravessar essa perda da audição e fazer um estimulo direto ao nervo auditivo”, explicou Torno.

Na última quinta-feira (17), a equipe de reportagem da InterTV Planície acompanhou o jovem até a clínica médica e o momento emocionante quando ele recuperou a audição. Para a mãe, o momento jamais será esquecido.

“Lucas está cada vez melhor. Temos uma nova consulta na próxima sexta-feira (25). Lucas está ouvindo até o canto dos passarinhos. Isso é uma vitória, gente. Ele consegue entender as conversas, mas os médicos disseram que ele ainda vai ter dificuldade em ouvir a televisão e ouvir música. Tudo é um processo gradativo e estamos muito felizes”, contou Zenaide.

Postar um comentário

0 Comentários