FUNDENOR confirma contaminação do Rio Paraíba por parte da Águas do Paraíba.

Como prometi nas últimas semanas, acionei a Secretaria Municipal de Saúde para que averiguasse a denúncia de crime ambiental contra a concessionária Águas do Paraíba, com base nas informações apresentadas por colegas vereadores na Câmara Municipal. A denúncia dizia que a empresa estaria despejando esgoto in natura em lagoas e no Rio Paraíba do Sul. Pois bem, recebi a resposta-documento da analise técnico-científica do material, comprovando que a água estava altamente contaminada (Vide foto).
(Clique para ampliar)
Agora, com este documento, temos argumentos e provas para dar continuidade às ações e impedir que a Concessionária continue provocando danos ambientais e sanitários, colocando em risco a saúde da população campista.

Desta forma, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara e líder do Governo, encaminhei, nesta terça-feira (27), ofício com o resultado da análise realizada pela Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR), para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando que sejam tomadas as providências necessárias para o encaminhamento legal desta denúncia e resultado do exame, e posterior convocação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para dar sequência nas providências. 

Acionei também a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, para que notifique e acione a empresa, fazendo valer a legislação, e corrigindo este absurdo.

* Por Kamilla Uhl.

Postar um comentário

0 Comentários